Com mais de mil associados, a sociedade garantidora de crédito tem contribuído para o desenvolvimento da cidade e da região

A presidente Simone Maria Claudino de Oliveira esta satisfeita com o desempenho da Garantia dos Vales e ressalta que ainda associação ainda vai alcançar voos ainda mais altos.

A Associação de Garantia de Crédito do Leste de Minas Gerais, mais conhecida como Garantia dos Vales, foi constituída em 10 de novembro de 2009 e comemora neste mês 10 anos de existência em Valadares. A entidade tem o formato de uma sociedade de caráter privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de complementar garantias exigidas aos associados nas operações de crédito junto ao sistema financeiro.

Após análise da empresa e do empreendimento, são emitidas cartas de garantia para serem utilizadas no momento da contratação do crédito, tornado o acesso ao crédito mais seguro, acessível e facilitado.Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, proporcionando às micro, pequenas, médias empresas e pequenos produtores rurais condições de acesso ao crédito, promovendo competitividade e crescimento empresarial.

Em Governador Valadares, a trajetória da Garantia dos Vales começou com a fundação e eleição da diretoria, em 10 de novembro de 2009. Na ocasião, assumiu a presidência da entidade o então vice-presidente da Associação Comercial de Governador Valadares, Marcos Medrano de Almada, acompanhado do seu vice-presidente, Edmilson Soares dos Santos.

Quatro meses depois, a entidade se qualificou como OSCIP.Já em setembro de 2010, a entidade concretizou diversas assinaturas de convênio com entidades e cooperativas, destacando o Sebrae Minas. No ano seguinte, o Sebrae Nacional aportou R$ 2 milhões para a constituição do Fundo de Risco. Além disso, o Sistema Sebrae estimula as iniciativas empresariais, orientando e oferecendo apoio técnico, metodologias e tecnologias de gestão, como é o caso aqui em Valadares, fornecendo assessoria administrativa, técnica, econômica e financeira.

Em julho de 2012, já na gestão do presidente Hoberg Dutra Leocádio, tendo como vice-presidente o empresário Ruber Castro Barbosa, também foi assinado convênio com a Cooperativa Sicoob Crediriodoce, com sede em Valadares.

Nesse período, a Garantia dos Vales foi inaugurada no mesmo espaço da Associação Comercial e Empresarial de Valadares. A primeira carta de crédito saiu em dezembro deste mesmo ano, em parceria com o Sicoob Crediriodoce.

Em março de 2013, mais um convênio foi assinado, desta vez com a Cooperativa Sicoob Credivale, com sede na cidade de Teófilo Otoni. Já em 2014, foi eleita uma nova diretoria, que, reeleita em 2017, continua conduzindo a entidade com foco em resultados que contribuam para o desenvolvimento local e regional.

Atualmente, responde pela presidência da Garantia dos Vales a contadora Simone Maria Claudino de Oliveira. Ela é também presidente do Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares (SINDCONT-GV) e está acompanhada da vice-presidente, a empresária Rozâni Azevedo.

Ao assumir a gestão, um dos propósitos da presidente foi avançar mais em convênios, emitindo mais cartas de crédito e trazendo mais associados.

Alinhados a esse propósito, em 2015 foram assinados dois convênios com as cooperativas Sicoob Credisudeste, com sede em Muriaé, e Unicred Leste de Minas, com sede em Valadares.

Em 2016, mais um convênio foi assinado, dessa vez com a Cooperativa Sicoob Credileste, com sede em Caratinga. Em 2017, a Cooperativa Sicoob Credicenm, com sede em Guanhães, também firmou convênio com a Garantia dos Vales.

Já no ano de 2018, mais três convênios foram realizados: Cooperativa Sicoob Credicope, com sede em Conselheiro Pena, Cooperativa Sicoob Credijequitinhonha, com sede em Capelinha, e Cooperativa Sicoob Carlos Chagas, com sede em Carlos Chagas. Ainda nesse ano, a área de abrangência da entidade foi estendida para mais de 170 municípios que contemplam os vales do Rio Doce, do Aço, do Jequinhonha e Mucuri.

Neste ano foi assinado mais um convênio, com a Cooperativa Sicoob Credimepi, com sede em João Monlevade. A grande marca deste ano foi atingir, no mês de maio, a marca de mil associados.

A presidente Simone Claudino está muito satisfeita com os resultados. “Apesar de já alcançar grandes marcos, ainda temos certeza do nosso trabalho, que precisa avançar. Nossa missão é muito mais que conceder financiamentos, mas aproximar as empresas associadas dos agentes financeiros”, destacou.

Claudino ainda ressalta que esse novo mecanismo garantidor do acesso ao crédito traz inúmeros benefícios a todos os envolvidos no processo. “Entre os benefícios estão a concessão das garantias, maior prazo e menores taxas de juros nas operações de crédito, melhoria da competitividade e integração a uma rede empresarial”, afirmou.

A presidente ainda reforçou que, para as comunidades, as vantagens estão no desenvolvimento econômico e social, na geração de emprego e renda, no aumento do número de empresas e no aumento de investimento na região.

Ao completar 10 anos, a Garantia dos Vales apresenta uma história de conquistas que beneficia diretamente os empresários da região, possibilitando a concessão de crédito na ordem de 72 milhões de reais em recursos financeiros.

Fonte: http://drd.com.br/

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